Venho hoje trazer-lhes esta atividade para a disciplina de Língua Portuguesa!
Como atividade integradora:
Entregue aos alunos pequenas tarjetas, com os desenhos dos sinais das pontuações:
vírgula (,)
ponto e vírgula (;)
interrogação (?)
exclamação (!)
ponto final (.)
Em seguida, pergunte-os quem sabe utilizar esses sinais de pontuação? E pedir para algum aluno explicar.
Como problematização:
Para trabalhar em sala de aula!
Professor (a) inicie a aula pondo a lousa, eta frase:
“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”.
E peça aos alunos pontuarem.
Leia para a turma, como ficou a frase no texto abaixo!
Façam a comparação!
Registrem na lousa e em seguida faça um debate!
TEXTO COMPLEMENTAR
A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO!
Um homem rico estava muito doente, pediu papel e caneta, e assim escreveu:
“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”.
Morreu antes de fazer a pontuação. Para quem ele deixava a fortuna?
Eram quatro concorrentes. O sobrinho fez a seguinte pontuação:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho.
Jamais será paga a conta do alfaiate. Nadaaos pobres”
A irmã chegou em seguida e pontuou assim, o escrito:
“Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho.
Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho jamais!
Será paga a conta do alfaiate.
Nada aos pobres.”
Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho jamais!
Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres.”
MORAL DA HISTÓRIA
Pior de tudo é saber que ainda tem gente que acha que uma vírgula não faz a menor diferença!
Professor (a) procure
outras frases, para os alunos brincarem de pontuar!
Com carinho!
Prof Gi
0 comentários:
Postar um comentário