Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

0 Atividades para sinais de pontuação


 Venho hoje trazer-lhes esta atividade para a disciplina de Língua Portuguesa!


Como atividade integradora:
Entregue aos alunos pequenas tarjetas, com os desenhos dos sinais das pontuações: 

vírgula (,)
ponto e vírgula (;)
interrogação (?)
exclamação (!)
ponto final (.)

Em seguida, pergunte-os quem sabe utilizar esses sinais de pontuação? E pedir para algum aluno explicar.



Como problematização:
Para trabalhar em sala de aula!

Professor (a) inicie a aula pondo a lousa, eta frase: 

“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”. 

E peça aos alunos pontuarem.

Leia para a turma, como ficou a frase no texto abaixo!

Façam a comparação!

Registrem na lousa e em seguida faça um debate!



TEXTO COMPLEMENTAR

A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO!

Um homem rico estava muito doente, pediu papel e caneta, e assim escreveu:

“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”.

Morreu antes de fazer a pontuação. Para quem ele deixava a fortuna?


Eram quatro concorrentes. O sobrinho fez a seguinte pontuação:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho.


Jamais será paga a conta do alfaiate. Nadaaos pobres”


A irmã chegou em seguida e pontuou assim, o escrito:

“Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho.


Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”


O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho jamais! 

Será paga a conta do alfaiate.

Nada aos pobres.”


Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho jamais! 

Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres.”




MORAL DA HISTÓRIA
Pior de tudo é saber que ainda tem gente que acha que uma vírgula não faz a menor diferença!



Professor (a) procure outras frases, para os alunos brincarem de pontuar!

Com carinho!
Prof Gi

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Envie esta página a um amigo!
Customização by Lady Mel
♥ Lady Mel Layouts ♥