Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

2 Planejamento de Arte (teatro) - Aula 2

Como sempre posto aqui meus planos, este é mais um da disciplina de arte!

 
Esta aula foi planejada pelas professoras: Alany e Vanilda

Aula 02: O teatro Romano / O teatro reflete a vida?


Acolhida: “Por trás de um morro de problema, há uma montanha de oportunidades.”


Atividade integradora: Brincadeira do mestre

- Organizar a sala em círculo.

- Pedir um voluntário para sair da sala.

- O grupo escolhe um chefe, que irá fazer movimentos contínuos com o corpo e todos imitarão.

- O voluntário é chamado de volta e entra no centro do círculo, ele tem que descobrir, tendo somente duas chances, quem é o líder que comanda os movimentos.

- O líder mudará os movimentos sempre que puder, evitando ser descoberto pelo voluntário. Se o líder for descoberto, o aluno sairá do centro do círculo e tentará descobrir quem é o novo líder escolhido pelo grupo; se não conseguir nas suas duas oportunidades, pagará uma prenda.


Problematização:

- Quem foram os grandes autores do tetro romano?

- Qual a diferença conceitual do circo romano e o circo moderno?

Exibição dos vídeos: 02 - O teatro reflete a vida? (Para quando inicia o Teatro Medieval)



Leitura de imagem:

O circo da atualidade é um tema bastante explorado, a partir do que foi visto respondam algumas perguntas e verifiquem as diferenças das figuras.

- Quem já assistiu a uma apresentação de circo?

- Quais são os números mais comuns nos circos?

- Se você fosse um artista circense, qual seria sua especialidade?

  A figura acima é um circo romano

A figura acima é um circo moderno 

- Peça aos alunos que façam comentários sobre as figuras acima. E socializem as diferenças encontradas.


     Leitura do Livro:
     Proponha uma leitura em grupos. Leia com toda a turma o texto inicial da aula e, em seguida, divida a turma em quatro grupos e proponha que cada um leia uma parte da aula.

      - Grupo 01: A educação romana; Pão e circo e o Coliseu.
      - Grupo 02: O surgimento do primeiro teatro fixo em Roma e Tem de falar alto.
      - Grupo 03: Comédia romana e tragédia romana.
      - Grupo 04: Cultura e dominação romana e A igreja e o teatro.

      Depois da leitura peça aos grupos que falem sobre o que leram, colocando o que chamou mais atenção e o que não entenderam.


Atividade complementar: 
- Peça aos alunos que ainda em seus grupos apresentem cada tema de forma criativa. (teatro, cartazes, mímicas, espetáculo...).


 Síntese:

Memorial:

Avaliação: Mural de opiniões
- Coloque o mural na sala e peça aos alunos que escrevam suas opiniões. 
No dia de hoje me senti...

O aluno irá dizer como se sentiu no dia de hoje!
 
No dia de hoje gostei...
O aluno irá dizer o que gostou no dia de hoje


No dia de hoje aprendi...

O aluno irá dizer o que aprendeu no dia de hoje


Deixo como mensagem...

TEATRO ROMANO

          Ao contrário da Grécia, o teatro não foi um meio de educação e cultura para o povo romano. Os governantes tirânicos se preocupavam em proporcionar jogos e espetáculos sangrentos no Circo Romano. Imperava a política do “pão e circo”. Não era conveniente que o povo assistisse algo sério e conscientizador. Grande repressão exercia-se contra os autores que usavam a palavra para discutir a realidade em que vivia o povo oprimido. Por isso mesmo os espetáculos de “mimesis” (imitação): o “mimo” (espetáculos de mímica) e a “pantomima” (narração por meio de dança, exprimindo sentimentos e idéias através de gestos e expressão corporal) eram os mais aceitos pelo poder.
           Mesmo assim, os mimos, (os mímicos eram chamados de mimos) como o célebre Pílades, tiveram problemas por criticar altos funcionários, através de gestos.
           Para os imperadores o mimo e a pantomima, tinham a dupla vantagem de agradar à plebe de Roma e também a todos os povos submetidos, fossem quais fossem a sua língua e a sua raça.
          Constituíam assim artigos de exportação capazes de contribuir para o domínio e para o prestígio de Roma. Os mimos (mímica) e a pantomima foram postos a serviço da unidade romana. Os mimos “Batilo”, no gênero cômico e “Pílades”, no gênero sério, foram os artistas mais célebres da época.
           A decadência de costumes em Roma exprime-se em espetáculos cada vez mais violentos, nos jogos do circo e do anfiteatro. Os cristãos foram vítimas em muitos espetáculos e, muitas vezes escravos ou condenados substituíam os atores nas cenas de mortes para que o povo pudesse assistir uma morte verdadeira em cena.
           A única contribuição essencial do teatro romano é representada pelas “atelanas” que eram peças populares, que resistiram ao tempo, influindo nas posteriores “farsas” da idade média, e até no início do teatro moderno inspiraram a comédia Del ‘arte.
           A “atelana” era representada no fim do espetáculo, assim como o “drama satírico” era representado na Grécia, e tinha personagens-tipos usando máscaras, que com o tempo foram se tornando tipos fixos. Inspiravam-se na vida dos camponeses e nos ridículos dos citadinos.
           Em Roma, os “mimos” foram se tornando mais populares, tomando o lugar das “atelanas”, mas essa forma popular resistiu heroicamente nas províncias do Império, até a Idade Média.
 
          O mimodrama nasceu das antigas improvisações sob a forma de “SATURAS (peças (burlescas), assim denominadas porque misturavam a fala, a música e a dança. A “SATURA” representou durante muito tempo a única arte dramática autenticamente romana.

Em seguida os alunos escreverão em seus memoriais,  como se sentiram no dia de hoje, o que gostaram no dia de hoje e o que aprenderam no dia de hoje, destacando os conteúdos aprendidos.



Com carinho!
Prof Gi

2 comentários:

Fernanda Eick Responder comentário

Oi querida amiga

Fiquei muito feliz com a tua visitinha lá na minha Tapera Urbana. Sejas sempre muito bem-vinda, afinal ganhar amigos é td de bom, né?
Assim que der, vou visitar o blog da tua mana.Tenho certeza que tbm vou gostar muito.
E, parabéns pela tua família. Ela é linda!!
Gde abraço
Fe

Doce Ateliê Responder comentário

Como nosso coração se enche de alegria em ver sua mensagem tão carinhosa no nosso cantinho. E saber que vc está aqui tão pertinho,isso é bom demais. Somos vizinhas !!!!
Seu blog é uma benção e com certeza iremos aprender muito.
Que O Senhor Deus Todo-Poderoso continue a derramar bençãos sem medidas sobre a sua vida e a sua casa.
Abraço muito carinhoso.
Chris e Dwan/Acre

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Envie esta página a um amigo!
Customização by Lady Mel
♥ Lady Mel Layouts ♥