Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

1 Ninguém Despreze a Sua Mocidade - Aula 2




Enfoque Bíblico:

“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza."
(1 Timóteo 4:12)


Objetivos:
Ao concluir a lição, o aluno deverá ser capaz de:

1) Retratar o propósito dos conselhos e instruções dadas por Paulo a Timóteo;

2) Falar da importância do trabalho do Senhor;

3) Valorizar a importância de se ter uma vida exemplar.

Atividade Integradora:

Quebra-gelo:

A professora, levará escrito 5 tiras de papel as seguintes frases:
a)    Exemplo de maneiras de falar;
b)    Exemplo na maneira de agir;
c)     Exemplo como pessoa amorosa;
d)    Exemplo como pessoa de fé;
e)    Exemplo como pessoa pura.

Essas tiras estarão dobradas, dentro de uma caixa de papelão. Para realizar esta atividade, serão chamados 5 alunos, a fim de que cada um retire da caixa uma tira dobrada.
Eles deverão ler a frase e mencionar um personagem bíblico, relacionado com a frase.
Por exemplo:
Uma pessoa pura: José.
Uma pessoa de fé: Abraão, etc.
Caso um dos alunos tenha dificuldade, peça ajuda a classe.


 Problematização:

Um aluno irá ler o escrito, na cartolina:
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1 Timóteo 4:12)
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:16)


Após o aluno ler, pedir, para a classe comentar brevemente:



Após o comentário, fazer a leitura paragrafada :

Leitura paragrafada onde alguns alunos participarão:
a)    Fique Alerta;
b)    Palavra Viva;
c)     Servo de Cristo, eu?;
d)    Você Pratica Exercícios?;
e)    Não Permita que o Desprezem!;
f)     Conversa Franca.

Na Palavra Viva, a professora irá ler: em 1 Timóteo 4:12, o obreiro Timóteo é ensinado e estimulado pelo apóstolo Paulo a ser um exemplo, a fim de que ninguém o despreze por ser jovem. Ele deveria adotar uma postura tal que impedisse as pessoas de o verem com “maus olhos”.
E você, está disposto a isso?
O que é ver com “más olhos?”.

Já em Servo de Cristo, eu?, a professora irá explicar que todos os autores das epístolas eram servos de Deus. Eles faziam questão de afirmar isso logo no início de suas cartas, como o apóstolo Paulo, em Romanos 1:1. Em Roma, inclusive, era arriscado declarar-se servo do Senhor Jesus, uma vez que a saudação entre os romanos era “Cesar é Senhor”. Muitos cristãos eram perseguidos e até mortos em decorrência de se cumprimentarem dizendo: “Jesus é Senhor”.

            A professora irá explicar:
            Que há várias fontes de autoridade, como a nossa razão, a história, a filosofia, as tradições, as nossas experiências, etc. Todas elas têm o seu valor, mas a fonte máxima, principal, primária, prioritária é a Palavra de Deus. Nada está acima dela. Por isso, o apóstolo Paulo declarou que não devemos ir além do que está escrito. (1 Co 4:6); (Gl 1:8).

Quanto em Você Pratica Exercícios?, A professora comentará com os adolescentes, sobre a boa alimentação e prática de exercícios. Os alunos comentarão rapidamente, o que é uma alimentação saudável, e se os refrigerantes, as frituras, são alimentos saudáveis.
Também devemos realizar exercícios espirituais, quais são alguém sabe? (deixar os alunos responder).
Professora mostre aos seus alunos, que eles precisam se exercitar espiritualmente, a fim de que estejam preparados a enfrentarem todos os obstáculos da vida.
Dar exemplo:
Um atleta precisa alimentar-se corretamente, vestir uma roupa leve, calçar um sapato apropriado e exercitar-se. (pedir a 4 alunos para lerem: (Mt 4:4); (Mt 11:28-30); (Ef 6:15); (1 Tm 4:7).

Em questão de Não Permita que o Desprezem!, professora, saliente aos alunos, que existe a possibilidade de o adolescente ser responsável, apenas de sua imaturidade. Ele não precisa abrir mão de suas características,  mas deve se conscientizar de que o fato de ser novo não lhe confere permissão para desobedecer aos pais e viver segundo bem entende. A Palavra de Deus assevera que os filhos devem ouvir o ensinamento dos pais, honrá-los e jamais desrespeitá-los. Pedir a 3 alunos para lerem (Pv 1:8); (Ef 6:1-3); (Pv 20:20).

É muito importante, professora, que seus alunos entendam que não devem se conformar com o mundo, nem amá-lo, uma vez que a amizade com o mundo constitui-se inimizade contra Deus.
Oriente-os para que não sejam envolvidos pelas filosofias prevalecentes na sociedade sem Deus, como o materialismo e o consumismo. (Dar exemplos das promoções nos supermercados, exemplo: Comprando as bolachinhas tal, você concorre a um carro 0km. Ou, na compra de R$ 50,00, você participa da promoção tal).


 Conversa Franca: 

Professora, converse com sua classe, a respeito das vantagens de ser jovem para trabalhar na obra de Deus.



Exercícios:

Passando a Limpo:

            Descreva o que mais lhe chamou atenção na aula de hoje!



Fiquem na Paz do Senhor!
Prof Gi

1 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Envie esta página a um amigo!
Customização by Lady Mel
♥ Lady Mel Layouts ♥