Este projeto, na qual estarei divulgando aqui no meu blog, é de minha autoria, na qual trabalhei em uma escola particular, no Rio Grande do Sul, em 2002.
Neste ano, eu trabalhava com o Pré!
Objetivo Geral:
Desenvolver a adaptação, promovendo a compreensão da criança emocionalmente e socialmente, proporcionando um ambiente satisfatório e envolvente, que contribua no desenvolvimento do processo de relação e individualização da criança.
Clientela: Alunos da Educação Infantil.
Duração: 09 dias
Desenvolvimento:
- jogos;
- rodinha;
- hora do conto;
- músicas;
- brincadeiras;
- biblioteca;
- artes;
- atividades de psicomotricidade;
- atividades de natureza e sociedade.
Culminância:
Dia:
Hora:
Participantes convidados:
Palestrantes:
Recursos necessários:
- rádio;
- Cd;
- livros;
- cantigas;
- jogos;
- livros;
- folhas de ofício;
- giz de cera;
- fita K7;
- vídeos;
- bola;
- biblioteca;
- hidrocor;
- papel de desenho;
- tintas;
- canudinhos;
- jornal (para forrar a mesa);
- pano (para limpar as mãos);
- avental;
- argila;
- massinha de modelar;
- folha de desenho;
- blocos lógicos;
- papel pardo;
- anilina ou guache.
SEGUNDA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- emprestar brinquedos ou material solicitado, para os colegas;
- ouvir o nome da professora, pronunciando e articulando corretamente;
- repetir o nome dos colegas, imitando a professora;
- socializar-se.
MATERIAIS:
- jogos;
- Cd;
- rádio;
- livro.
ROTINA
a) Chegadab) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Rodinha:
- quem já esteve em uma escola?
- o que será que tem na escola?
- na escola, nós também formamos uma família? Explique com suas palavras.
As crianças ficarão à vontade, para expressarem suas ideias.
e) Músicas: Xuxa, Eliana...
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Hora da Leitura: A Escola
A Escola
A escola é muito importante para a nossa vida.
Na escola nós estudamos e aprendemos muitas coisas úteis. Nela também brincamos e praticamos esportes.
As coisas que aprendemos na escola, facilitam nossas vidas no futuro.
- quem pode me explicar o que foi que entendeu da história "A Escola"!
i) Jogos variados:
- quebra-cabeça;
- blocos lógicos;
- jogo de montar (lego).
j) Saída.
*************************************************************************
TERÇA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- identificar a função dos membros da escola; com os quais mantém contato (professora, outros professores, diretor, serventes escolares, nutricionista, cozinheira, etc...);
- auxiliar a professora em pequenas tarefas;
- participar de histórias ou brinquedos, com interferência da professora e quando solicitado, verbalizar a função dos membros da escola, com os quais mantém contato;
- socializar-se.
MATERIAIS:
- livro;
- folhas de ofício;
- giz de cera.
ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Rodinha:
- o que o diretor faz na escola?
- e a professora, faz o que?
- o que vocês acham que o aluno faz na escola?
- quem trabalha na secretaria?
- e o porteiro, o que faz?
- quem cuida da limpeza da escola?
- e do nosso alimento, quem cuida?
As crianças ficarão à vontade, para expressarem suas ideias.
e) Trabalho livre com giz de cera: as crianças construirão seus trabalhos livremente.
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Hora da Leitura: Pessoas que trabalham na escola
Pessoas que trabalham na escola
Numa escola, há muitas pessoas trabalhando em várias atividades e em diferentes dependências.Essas pessoas e os alunos formam a Comunidade Escolar.
O diretor ou diretora, trabalha na diretoria e dirige a escola.
Os professores e os alunos trabalham na sala de aula.
Os professores ensinam e orientam os alunos.
Os alunos estudam e assistem às aulas.
Na secretaria, trabalham os funcionários que se ocupam das matrículas e outros documentos dos alunos, dos professores e da escola.
O porteiro, fiscaliza a entrada e a saída dos alunos e de todas as outras pessoas da escola.
Os serventes, cuidam da limpeza de toda a escola.
Na cozinha, as merendeiras preparam a merenda dos alunos.
Nossa escola, também possui outras dependências, como: a biblioteca, a praça, o refeitório, a quadra de esportes, a sala de informática e a sala da natação.
- quais são as pessoas que trabalham na escola?
- na história, aparece a palavra dependências. Quem sabe me dizer o que são dependências?
- e quais as outras dependências que a nossa escola possui?
i) Brinquedo dirigido::
- ovo podre;
- elefante colorido;
- passar anel..
j) Saída.
.*************************************************************************
QUARTA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- estimular a expressão corporal, cantando músicas com gestos;
- participar da interpretação de texto, respondendo as perguntas da professora;
- socializar-se.
MATERIAIS:
- rádio;
- fita K7;
- vídeo.
ROTINA
a) Chegadab) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Rodinha: músicas com gestos:
- fui morar numa casinha;
- indiozinhos;
- o barco.
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Hora da Leitura: A Sala de Aula
A Sala de Aula
Numa sala de aula, encontramos: mesas, cadeiras, quadro, giz, apagador, mural de recados, cestos de lixo, armário, ajudantes do dia, chamadinha, cartaz de como está o dia...A sala de aula, deve estar sempre limpa e arrumada, com boa iluminação e bem arejada.
Os alunos devem ajudar a manter a sala limpa e em ordem.
- em uma sala de aula, o que encontramos?
- como deve ser a nossa sala de aula?
- é só a professora quem deve manter a sala limpa?
i) Massinha de modelar
Esta atividade ficará a critério de cada aluno, pois será uma atividade de livre expressão.
j) Saída.
**************************************************************************
QUINTA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- trabalhar o esquema corporal, desenvolvendo a motricidade ampla;
- interessar-se pela leitura, manuseando os livros;
- socializar-se.
MATERIAIS:
- lápis de cera branco ou vela;
- papel sulfite;
- anilina ou guache;
- pincel;
- rádio;
- fita K7;
- bola;
- jornal (para forrar a mesa);
- pano e água (para limpar o pincel);
- pote com água (para colocar o pincel);
- jogo de boliche.
ROTINA
a) Chegadab) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Rodinha:
- quais as brincadeiras que vocês mais gostam?
- quem brinca com vocês em suas casas?
- vamos brincar?
e) Psicomotricidade ampla:
Em posição sentadas:
- rolar a bola em volta do corpo;
- lançar a bola e recebê-la bem acima, com as duas mãos;
- imitar o boneco de mola;
- deitar e imitar o movimento da bicicleta.
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Artes: Pintura em branco
Desenvolvimento:
Desenha-se livremente no papel com o lápis de cera branco ou com a vela branca. Depois cobre-se com anilina, onde será passada com o auxílio do pincel.h) Brincadeiras dirigidas no saguão:
- jogar boliche;
- ovo podre;
- salto a altura;
- morto-vivo;
- bola rasteira.
Bola Rasteira:
Desenvolvimento:
Os alunos de pé, em círculo, pernas afastadas, pés unidos aos dos colegas. Ao centro fica um aluno com uma bola. Ao sinal da professora, o aluno que está ao centro procura fazer a bola passar por entre as pernas dos companheiros, que não permitirão, empurrando-a com as mãos. Aquele que deixar passar a bola, será o próximo jogador a ficat no centro.i) Música para relaxar com livrinhos
Enquanto os alunos ouvem as músicas, manuseiam os livrinhos infantis.
j) Saída.
SEXTA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- valorizar os livros, visitando a biblioteca;
- interessar-se pela leitura, manuseando os livros;
- socializar-se.
MATERIAIS:
- rádio;
- fita K7;
- bola;
- jogos variados;
- biblioteca.
ROTINA
a) Chegadab) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Rodinha:
- quem sabe me dizer o que é a biblioteca?
- o que tem na biblioteca?
- quem já foi em uma biblioteca?
- o que podemos fazer na biblioteca?
- quem gosta de livros?
e) Psicomotricidade ampla:
- ovo podre;
- as garças.
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Hora da Leitura: Direitos e Deveres dos Alunos
Direitos e Deveres dos Alunos
É importante que os alunos conheçam seus direitos e deveres:
DIREITOS:
- ter um bom ensino e uma boa educação;
- ter professores competentes;
- ter um lugar na sala de aula;
- ser respeitado;
- ter uma escola limpa e agradável;
- ter um lugar para brincar;
- ter segurança.
DEVERES:
- ir à escola todos os dias;
- ser pontual;
- prestar atenção às aulas;
- estudar e fazer com interesse suas tarefas;
- cuidar do seu material escolar;
- ser atencioso e respeitar o professor ou a professora;
- tratar com respeito e educação os colegas e os que trabalham na escola;
- zelar pela limpeza da escola.
- comentar sobre os direitos e deveres dos alunos.
i) Músicas com jogos variados.
Enquanto os alunos ouvem as músicas, brincam com os jogos variados (lego, massinha de modelar, quebra-cabeça entre outros).
j) Visita à biblioteca: a bibliotecária irá contar uma historinha infantil para as crianças, com o auxílio da professora.
k) Saída.
**************************************************************************
SEGUNDA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- trabalhar a matemática, identificando as formas geométricas;
- reconhecer as cores, respondendo as perguntas da professora;
- brincar com os jogos, identificando-os quanto a: duro, mole, liso ou áspero.
- socializar-se.
MATERIAIS:
- jogos;
- blocos lógicos..
ROTINA
a) Chegadab) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Jogos variados:
- quebra-cabeça;
- dominó;
- lig-lig;
- blocos lógicos.
e) Rodinha:
- quais os jogos que mais gostam? Porquê?
- quantos jogos tinham no centro?
- quem sabe quais as cores que tinham nos jogos?
- os jogos tinham o formato de que? (figuras geométricas)
- como eram os jogo, duros ou moles? lisos ou ásperos?
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Músicas cantadas
- pombinha branca;
- da minha viola;
- fui morar numa casinha;
- os indiozinhos;
- dona aranha;
- borboletinha;
- se vocês está contente bata palmas.
h) Saída.
*************************************************************************
TERÇA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- desenvolver a motricidade fina, brincando com a argila e massinha de modelar;
- desenvolver o raciocínio lógico, respondendo as perguntas da professora;
- socializar-se.
MATERIAIS:
- argila;
- massinha de modelar;
- giz de cera;
- papel sulfite;
- pano para secar as mãos.
ROTINA
a) Chegadab) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Brinquedo com argila e ou massinha de modelar.
Deixar os alunos brincar livremente, enquanto que a professora fica observando quem vai brincar com o que, para depois, fazer perguntas.
e) Rodinha:
- quando brincávamos com a argila o que sentíamos?
- foi gostoso agarrar a argila?
- teve alguém que no início de brincar, ficou com medo, ou com nojo de agarrar a argila? Porquê?
- quem brincou com a argila e depois que brincou com a massinha, sentiu alguma diferença?
- qual é o melhor de brincar (argila ou massinh)?
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Trabalho livre com giz de cera
h) Aula de inglês com a professora Tata
j) Saída.
**************************************************************************
QUARTA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- desenvolver a motricidade fina, cantando e fazendo gestos;
- cobrir os pontinhos, desenvolvendo a motricidade fina;
- socializar-se.
MATERIAIS:
- folha mimeografada;
- massinha de modelar;
- brinquedos;
- lápis de cor;
- lápis preto.
ROTINA
a) Chegadab) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Rodinha: músicas com gestos.
- o sapo;
- pintinho;
- se és feliz;
- meu barco;
- escravos de jó.
e) Brinquedo livre.
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Massinha de modelar livre
h) Cobrir os pontinhos e pinte o desenho formado:
Apresentarei aqui o anexo do desenho. Aguardem!
j) Saída.
***********************************************************************
QUINTA-FEIRA
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- desenvolver a motricidade ampla, brincando com o limão entrou na roda;
- cantar música, desenvolvendo o raciocínio lógico;
- desenvolver a motricidade ampla, participando das brincadeiras dirigidas no saguão;
- criar sua pintura, soprando a tinta com canudinho;
- socializar-se.
MATERIAIS:
- bolinha;
- tinta;
- papel de desenho;
- pincel;
- pano e água (apara limpar o pincel).
ROTINA
a)
Chegada
b)
Agendas
c) Café -
Higiene - Escovar dentes
d)
Rodinha: com brincadeiras dirigidas
- o limão entrou na roda (com o auxílio de uma bolinha e todos sentados batendo palma e passando a bolinha, em quem parar a música, terá que dizer seu nome e quantas letras tem).
e)
Brincadeiras dirigidas no saguão:
- cada macaco no seu galho;
- o trenzinho.
O
Trenzinho:
Idade: 4
a 5 anos.
Tempo: 20
minutos.
I -
Aquecimento:
Eu vou
pegar o trem,
e você,
vai também.
Só falta
comprar passagem,
pra
ingressar no velho trem.
As
crianças formam o trem, segurando na cintura do companheiro da frente. Cantam,
movimentando-se várias vezes em diferentes direções.
II -
Desenvolvimento muscular e flexibilidade:
a)
Corrida dos Sapinhos:
De
cócoras, com as mãos no chão, a um sinal da professora, os alunos imitam o
sapinho até o sinal de parada.
b)
Corrida dos Cangurus:
Com as
mãos nos joelhos, os alunos saltam como cangurus.
III - Jogo:
Os alunos
são divididos formando dois círculos.
Ao centro
de cada círculo, fica uma criança de posse de uma bola.
Ao sinal
da professora, a criança do centro de cada círculo, lança a bola a um dos
participantes. Este sai correndo em volta do círculo até o lugar de onde saiu.
Devolve a bola ao colega e senta-se. O jogo continua nos dois círculos ao mesmo
tempo, até todos sentarem.
f)
Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g)
Pintura soprada
Desenvolvimento:
Pingar no
papel, com o auxílio do pincel, guache de várias cores. Em seguida o aluno sopra com
o canudo, os pingos rapidamente. Após observa que desenho formou e comentar
com os colegas.
h)
Saída.
Como já mencionei, este projeto foi construído por mim, na qual trabalhei em uma escola particular, no Rio Grande do Sul.
Espero que vocês tenham gostado!
Com carinho!
Prof Gi.
0 comentários:
Postar um comentário