Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

0 PROJETO ADAPTAÇÃO

Este projeto, na qual estarei divulgando aqui no meu blog, é de minha autoria, na qual trabalhei em uma escola particular, no Rio Grande do Sul, em 2002.

Neste ano, eu trabalhava com o Pré!


Objetivo Geral:
Desenvolver a adaptação, promovendo a compreensão da criança emocionalmente e socialmente, proporcionando um ambiente satisfatório e envolvente, que contribua no desenvolvimento do processo de relação e individualização da criança.


Clientela: Alunos da Educação Infantil.

Duração: 09 dias


Desenvolvimento:
  1. jogos;
  2. rodinha;
  3. hora do conto;
  4. músicas;
  5. brincadeiras;
  6. biblioteca;
  7. artes;
  8. atividades de psicomotricidade;
  9. atividades de natureza e sociedade.

Culminância:
Dia:
Hora:
Participantes convidados:
Palestrantes:

Recursos necessários:
  • rádio;
  • Cd;
  • livros;
  • cantigas;
  • jogos;
  • livros;
  • folhas de ofício;
  • giz de cera;
  • fita K7;
  • vídeos;
  • bola;
  • biblioteca;
  • hidrocor;
  • papel de desenho;
  • tintas;
  • canudinhos;
  • jornal (para forrar a mesa);
  • pano (para limpar as mãos);
  • avental;
  • argila;
  • massinha de modelar;
  • folha de desenho;
  • blocos lógicos;
  • papel pardo;
  • anilina ou guache.
***********************************************************************
SEGUNDA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. emprestar brinquedos ou material solicitado, para os colegas;
  2. ouvir o nome da professora, pronunciando e articulando corretamente;
  3. repetir o nome dos colegas, imitando a professora;
  4. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. jogos;
  2. Cd;
  3. rádio;
  4. livro.

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes

d) Rodinha:
  • quem já esteve em uma escola?
  • o que será que tem na escola?
  • na escola, nós também formamos uma família? Explique com suas palavras.
As crianças ficarão à vontade, para expressarem suas ideias.

e) Músicas: Xuxa, Eliana...
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Hora da Leitura: A Escola

 A Escola
A escola é muito importante para a nossa vida.
Na escola nós estudamos e aprendemos muitas coisas úteis. Nela também brincamos e praticamos esportes.
As coisas que aprendemos na escola, facilitam nossas vidas no futuro.

h) Interpretação da leitura:
  • quem pode me explicar o que foi que entendeu da história "A Escola"!

i) Jogos variados:
  • quebra-cabeça;
  • blocos lógicos;
  • jogo de montar (lego).

j) Saída.

*************************************************************************
TERÇA-FEIRA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. identificar a função dos membros da escola; com os quais mantém contato (professora, outros professores, diretor, serventes escolares, nutricionista, cozinheira, etc...);
  2. auxiliar a professora em pequenas tarefas;
  3. participar de histórias ou brinquedos, com interferência da professora e quando solicitado, verbalizar a função dos membros da escola, com os quais mantém contato;
  4. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. livro;
  2. folhas de ofício;
  3. giz de cera.

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes

d) Rodinha:
  • o que o diretor faz na escola?
  • e a professora, faz o que?
  • o que vocês acham que o aluno faz na escola?
  • quem trabalha na secretaria?
  • e o porteiro, o que faz?
  • quem cuida da limpeza da escola?
  • e do nosso alimento, quem cuida?
As crianças ficarão à vontade, para expressarem suas ideias.


e) Trabalho livre com giz de cera: as crianças construirão seus trabalhos livremente.
f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene
g) Hora da Leitura: Pessoas que trabalham na escola

Pessoas que trabalham na escola
Numa escola, há muitas pessoas trabalhando em várias atividades e em diferentes dependências.
Essas pessoas e os alunos formam a Comunidade Escolar.
O diretor ou diretora, trabalha na diretoria e dirige a escola.
Os professores e os alunos trabalham na sala de aula.
Os professores ensinam e orientam os alunos.
Os alunos estudam e assistem às aulas.
Na secretaria, trabalham os funcionários que se ocupam das matrículas e outros documentos dos alunos, dos professores e da escola.
O porteiro, fiscaliza a entrada e a saída dos alunos e de todas as outras pessoas da escola.
Os serventes, cuidam da limpeza de toda a escola.
Na cozinha, as merendeiras preparam a merenda dos alunos.
Nossa escola, também possui outras dependências, como: a biblioteca, a praça, o refeitório, a quadra de esportes, a sala de informática e a sala da natação.

h) Interpretação da leitura:
  • quais são as pessoas que trabalham na escola?
  • na história, aparece a palavra dependências. Quem sabe me dizer o que são dependências?
  • e quais as outras dependências que a nossa escola possui?

i) Brinquedo dirigido::
  • ovo podre;
  • elefante colorido;
  • passar anel..

j) Saída. 

.*************************************************************************
QUARTA-FEIRA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. estimular a expressão corporal, cantando músicas com gestos;
  2. participar da interpretação de texto, respondendo as perguntas da professora;
  3. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. rádio;
  2. fita K7;
  3. vídeo.

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes

d) Rodinha: músicas com gestos:
  • fui morar numa casinha;
  • indiozinhos;
  • o barco.
e) Vídeo infantil

f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene

g) Hora da Leitura: A Sala de Aula


A Sala de Aula
Numa sala de aula, encontramos: mesas, cadeiras, quadro, giz, apagador, mural de recados, cestos de lixo, armário, ajudantes do dia, chamadinha, cartaz de como está o dia...
A sala de aula, deve estar sempre limpa e arrumada, com boa iluminação e bem arejada.
Os alunos devem ajudar a manter a sala limpa e em ordem.

h) Interpretação da leitura:
  • em uma sala de aula, o que encontramos?
  • como deve ser a nossa sala de aula?
  • é só a professora quem deve manter a sala limpa?

i) Massinha de modelar
Esta atividade ficará a critério de cada aluno, pois será uma atividade de livre expressão.

j) Saída. 

**************************************************************************

QUINTA-FEIRA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. trabalhar o esquema corporal, desenvolvendo a motricidade ampla;
  2. interessar-se pela leitura, manuseando os livros;
  3. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. lápis de cera branco ou vela;
  2. papel sulfite;
  3. anilina ou guache;
  4. pincel;
  5. rádio;
  6. fita K7;
  7. bola;
  8. jornal (para forrar a mesa);
  9. pano  e água (para limpar o pincel);
  10. pote com água (para colocar o pincel);
  11. jogo de boliche.

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Rodinha:
  • quais as brincadeiras que vocês mais gostam?
  • quem brinca com vocês em suas casas?
  • vamos brincar?

e) Psicomotricidade ampla: 
Em posição sentadas:
  1. rolar a bola em volta do corpo;
  2. lançar a bola e recebê-la bem acima, com as duas mãos;
  3. imitar o boneco de mola;
  4. deitar e imitar o movimento da bicicleta.

f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene


g) Artes: Pintura em branco

Desenvolvimento:
Desenha-se livremente no papel com o lápis de cera branco ou com a vela branca. Depois cobre-se com anilina, onde será passada com o auxílio do pincel.

h) Brincadeiras dirigidas no saguão:
  • jogar boliche;
  • ovo podre;
  • salto a altura;
  • morto-vivo;
  • bola rasteira.

Bola Rasteira:

Desenvolvimento:
Os alunos de pé, em círculo, pernas afastadas, pés unidos aos dos colegas. Ao centro fica um aluno com uma bola. Ao sinal da professora, o aluno que está ao centro procura fazer a bola passar por entre as pernas dos companheiros, que não permitirão, empurrando-a com as mãos. Aquele que deixar passar a bola, será o próximo jogador a ficat no centro.

 i) Música para relaxar com livrinhos
Enquanto os alunos ouvem as músicas, manuseiam os livrinhos infantis.

j) Saída. 


**************************************************************************

SEXTA-FEIRA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. valorizar os livros, visitando a biblioteca;
  2. interessar-se pela leitura, manuseando os livros;
  3. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. rádio;
  2. fita K7;
  3. bola;
  4. jogos variados;
  5. biblioteca.

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Rodinha:
  • quem sabe me dizer o que é a biblioteca?
  • o que tem na biblioteca?
  • quem já foi em uma biblioteca?
  • o que podemos fazer na biblioteca?
  •  quem gosta de livros?

e) Psicomotricidade ampla: 
  1. ovo podre;
  2. as garças.

f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene


g) Hora da Leitura: Direitos e Deveres dos Alunos


Direitos e Deveres dos Alunos
É importante que os alunos conheçam seus direitos e deveres:

DIREITOS:
  • ter um bom ensino e uma boa educação;
  • ter professores competentes;
  • ter um lugar na sala de aula;
  • ser respeitado;
  • ter uma escola limpa e agradável;
  • ter um lugar para brincar;
  • ter segurança.

DEVERES:
  • ir à escola todos os dias;
  • ser pontual;
  • prestar atenção às aulas;
  • estudar e fazer com interesse suas tarefas;
  • cuidar do seu material escolar;
  • ser atencioso e respeitar o professor ou a professora;
  • tratar com respeito e educação os colegas e os que trabalham na escola;
  • zelar pela limpeza da escola.

h) Interpretação da leitura:
  • comentar sobre os direitos e deveres dos alunos.

i) Músicas com jogos variados.

Enquanto os alunos ouvem as músicas, brincam com os jogos variados (lego, massinha de modelar, quebra-cabeça entre outros).

j) Visita à biblioteca: a bibliotecária irá contar uma historinha infantil para as crianças, com o auxílio da professora.

k) Saída. 

**************************************************************************


SEGUNDA-FEIRA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. trabalhar a matemática, identificando as formas geométricas;
  2. reconhecer as cores, respondendo as perguntas da professora;
  3. brincar com os jogos, identificando-os quanto a: duro, mole, liso ou áspero.
  4. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. jogos;
  2. blocos lógicos..

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes
d) Jogos variados: 
  • quebra-cabeça;
  • dominó;
  • lig-lig;
  • blocos lógicos.

e) Rodinha:
  • quais os jogos que mais gostam? Porquê?
  • quantos jogos tinham no centro?
  • quem sabe quais as cores que tinham nos jogos?
  • os jogos tinham o formato de que? (figuras geométricas)
  • como eram os jogo, duros ou moles? lisos ou ásperos?

f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene


g) Músicas cantadas
  1. pombinha branca;
  2. da minha viola;
  3. fui morar numa casinha;
  4. os indiozinhos;
  5. dona aranha;
  6. borboletinha;
  7. se vocês está contente bata palmas.

h) Saída. 

*************************************************************************

TERÇA-FEIRA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. desenvolver a motricidade fina, brincando com a argila e massinha de modelar;
  2. desenvolver o raciocínio lógico, respondendo as perguntas da professora;
  3. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. argila;
  2. massinha de modelar;
  3. giz de cera;
  4. papel sulfite;
  5. pano para secar as mãos.

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes

d) Brinquedo com argila e ou massinha de modelar.
Deixar os alunos brincar livremente, enquanto que a professora fica observando quem vai brincar com o que, para depois, fazer perguntas.

e) Rodinha:
  • quando brincávamos com a argila o que sentíamos?
  • foi gostoso agarrar a argila?
  • teve alguém que no início de brincar, ficou com medo, ou com nojo de agarrar a argila? Porquê?
  • quem brincou com a argila e depois que brincou com a massinha, sentiu alguma diferença?
  • qual é o melhor de brincar (argila ou massinh)?

f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene

g) Trabalho livre com giz de cera

h) Aula de inglês com a professora Tata

j) Saída. 

**************************************************************************
QUARTA-FEIRA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. desenvolver a motricidade fina, cantando e fazendo gestos;
  2. cobrir os pontinhos, desenvolvendo a motricidade fina;
  3. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. folha mimeografada;
  2. massinha de modelar;
  3. brinquedos;
  4. lápis de cor;
  5. lápis preto.

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes

d) Rodinha: músicas com gestos.

  • o sapo;
  • pintinho;
  • se és feliz;
  • meu barco;
  • escravos de jó.

e) Brinquedo livre.

f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene

g) Massinha de modelar livre

h) Cobrir os pontinhos e pinte o desenho formado:
Apresentarei aqui o anexo do desenho. Aguardem!


j) Saída. 

***********************************************************************

QUINTA-FEIRA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. desenvolver a motricidade ampla, brincando com o limão entrou na roda;
  2. cantar música, desenvolvendo o raciocínio lógico;
  3. desenvolver a motricidade ampla, participando das brincadeiras dirigidas no saguão;
  4. criar sua pintura, soprando a tinta com canudinho;
  5. socializar-se.

MATERIAIS:
  1. bolinha;
  2. tinta;
  3. papel de desenho;
  4. pincel;
  5. pano e água (apara limpar o pincel).

ROTINA
a) Chegada
b) Agendas
c) Café - Higiene - Escovar dentes

d) Rodinha: com brincadeiras dirigidas
  • o limão entrou na roda (com o auxílio de uma bolinha e todos sentados batendo palma e passando a bolinha, em quem parar a música, terá que dizer seu nome e quantas letras tem).

e) Brincadeiras dirigidas no saguão:
  1. cada macaco no seu galho;
  2. o trenzinho.

O Trenzinho:
Idade: 4 a 5 anos.
Tempo: 20 minutos.


I - Aquecimento:
Eu vou pegar o trem,
e você, vai também.
Só falta comprar passagem,
pra ingressar no velho trem.

As crianças formam o trem, segurando na cintura do companheiro da frente. Cantam, movimentando-se várias vezes em diferentes direções.


II - Desenvolvimento muscular e flexibilidade:

a) Corrida dos Sapinhos:
De cócoras, com as mãos no chão, a um sinal da professora, os alunos imitam o sapinho até o sinal de parada.

b) Corrida dos Cangurus:
Com as mãos nos joelhos, os alunos saltam como cangurus.


III - Jogo:
Os alunos são divididos formando dois círculos.
Ao centro de cada círculo, fica uma criança de posse de uma bola.
Ao sinal da professora, a criança do centro de cada círculo, lança a bola a um dos participantes. Este sai correndo em volta do círculo até o lugar de onde saiu. Devolve a bola ao colega e senta-se. O jogo continua nos dois círculos ao mesmo tempo, até todos sentarem.

f) Higiene- Lanche - Higiene - Praça livre - Higiene

g) Pintura soprada

Desenvolvimento: 
Pingar no papel, com o auxílio do pincel, guache de várias cores. Em seguida o aluno sopra com o canudo, os pingos rapidamente. Após observa que desenho formou e comentar com os colegas.

h) Saída. 

*********************************************************************
Como já mencionei, este projeto foi construído por mim, na qual trabalhei em uma escola particular, no Rio Grande do Sul.
Espero que vocês tenham gostado!

Com carinho!
Prof Gi.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Envie esta página a um amigo!
Customização by Lady Mel
♥ Lady Mel Layouts ♥